L.I.D.E.R. Ideias e Princípios

L.I.D.E.R. Ideias e Princípios
Imagem da Capa do Livro

domingo, 13 de junho de 2010

A Administração é Essencial e a Gestão é Funcional – Parte I

Que me desculpem os entusiastas (e gurus) da Gestão, mas a Administração é Essencial. Vejo em muitos títulos de livro, de artigos, disciplinas e até em nomes de cursos de pós-graduação o uso (às vezes exagerado!) da palavra Gestão. Será que os usuários desta palavra sabem o que realmente estão fazendo ao usá-la? Vejamos um breve relato que serve para ilustrar esta questão.

Certa feita uma colega, profissional de Administração, teve a sua matricula recusada em um curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental. Ato contínuo ela veio me procurar na qualidade de Delegado do CRA-BA para a Região Sudoeste, para se queixar e pedir que interferisse junto à Coordenação do Curso no sentido de matriculá-la, uma vez que ela era Administradora, o curso era sobre Gestão e, portanto, ela apresentava os principais requisitos para ser matriculada.

Antes de recorrer à Coordenação do curso, perguntei à reclamante as razões que lhe haviam apresentado no ato de recusa da matrícula no referido curso e ela me falou que lhe negaram a inscrição porque ela não estava habilitada a cursar visto que o conteúdo do curso era todo baseado em temas de Ciências Naturais tais como: Biologia, Ecologia, Biodiversidade, etc., os quais não tinham nenhuma relação com o histórico que ela estava apresentando como documento exigido para comprovação e aceitação no curso. Pela minha visão, ambos (Coordenador e Administradora) estavam certos e plenos de razão.

No caso da profissional de Administração havia a coerência para exigir a matricula porque o curso era de Gestão Ambiental e esta é uma das suas áreas de atuação profissional; segundo seu conhecimento, a gestão é parte intrínseca da Administração. Já o Coordenador, apresentava razões coerentes porque o programa do curso estava cobrindo temas relacionados com as Ciências Naturais e não com as Ciências Sociais Aplicadas.

Que fatores contribuem para que ocorram dificuldades de entendimento desta espécie? Qual o conceito de Gestão segundo o enfoque das Ciências Naturais (se tal existe) e o das Ciências Sociais Aplicadas como hoje se apresenta em todos os ambientes que exigem o desempenho de papeis e o envolvimento empresarial e educacional? Hoje é possível criar negócios em várias áreas de conhecimento humano e em todas elas ambas (Administração e Gestão) são necessárias.

Porém, o uso indiscriminado de uma palavra ou expressão idiomática pode levar as pessoas a exageros desnecessários e isto é o que vem acontecendo com a palavra Gestão. Quase todas as áreas de conhecimento humano, hoje, oferecem possibilidades de gestão e administração, porém, muitas dessas áreas vêm usando de forma abusiva esta palavra para justificar, talvez, as ações para gerir um processo técnico e científico que está sendo conduzido pela prática diária de atividades operacionais, sejam em laboratórios, sejam em ambientes organizacionais, sejam em processos funcionais de instituições científicas e sem fins lucrativos.

Contudo, muitos desses profissionais não estão bem preparados, do ponto de vista administrativo, em relação ao que significa Gestão em seu conteúdo orientado para as competências essenciais de suas profissões, pois somente o curso de bacharelato em Administração oferece condições e possibilidades de preparar e formar profissionais que podem atender, ao mesmo tempo, a Administração e a Gestão.

Isto implica em que não se exige necessariamente uma formação em Administração para se desempenhar as atividades de Gestor quando é requerido desempenho funcional em sentido específico, especializado. Porém em sentido administrativo e geral, torna-se necessário a participação do Administrador quando se trata de gerir os recursos e buscar através deles resultados e benefícios para a organização e para aqueles que a constituíram ou a mantêm, o que leva a questão da colega para um patamar que deixa a coordenação do curso de Gestão Ambiental plena de razão para recusar sua matrícula se esta última assertiva não se aplica ao curso.

Infelizmente esta confusão vai persistir por muito tempo e ainda mais porque os próprios Administradores se curvam em aceitar sem questionar a utilização da palavra Gestão em lugar de Administração quando no exercício de sua profissão, como vem ocorrendo no mundo dos negócios. Ainda podemos salientar que a palavra Gerente, que tem raiz em gerir, é sinônima da palavra Gestor, porém ambas não são sinônimas de Administrador, uma vez que até por conceito legal não atendem aos requisitos da Lei 4769 de 09 de setembro de 1965 que cria e dá suporte normativo a esta profissão.

Pão, Paz e Liberdade
Por uma sociedade cooperativa e mais educada
Antes de imprimir pense no Meio Ambiente e nos Custos
Visite os Blogs:
http:/jovinodash.blogspot.com
http://aeqi.wordpress.com
http://pt.netlog.com/jovinomoreiradasilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário