L.I.D.E.R. Ideias e Princípios

L.I.D.E.R. Ideias e Princípios
Imagem da Capa do Livro

domingo, 13 de março de 2011

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA TECTÔNICA

ESTRATÉGIA TECTÔNICA

Começo a apresentar neste e nos próximos artigos as idéias básicas que me incentivaram a desenvolver os princípios para uma Administração Estratégica Tectônica, trazendo para dentro das Ciências Sociais algumas abordagens de uma ciência da terra a Sismologia. Esta é mais um caminho para unificação do pensamento científico, uma vez que em um ambiente holístico não existe conhecimento fragmentado e todos se somam, independente de suas bases científicas.

O estudo da Tectônica que, a princípio, está atrelado, às ciências da terra pode contribuir para que possamos desenvolver ferramentas e princípios para lidar com os abalos sociais, econômicos, psicológicos, etc.

Este artigo continua as idéias que venho discutindo neste Blog. Embora estejam sendo expostas agora - não pelo fato da ocorrência de um abalo sísmico que ocorreu esta semana no Japão -, desde os idos dos anos 90 do século passado que havia iniciado algumas discussões sobre a importância do estudo geofísico de fenômenos terrestres como terremotos, maremotos, tornados, furacões, etc. como apoio à tomada de decisões e desenvolvimento socioeconômico. Muitas destas discussões ocorreram nos momentos de happy hour com o saudoso amigo Ruy Bacelar que muito me incentivou para que desenvolvesse princípios que pudessem resultar em uma Administração Tectônica.

Cada ocorrência de fenômenos geossismológicos me estimulava a continuar escrevendo rascunhos que me ajudassem na construção de alguns princípios para delinear esta abordagem administrativa. Na busca de materiais que pudessem me ajudar a completar algumas idéias encontrei o trabalho de um cientista russo (Bogdanov 1922) sobre o qual já fiz referência em artigo anterior que desenvolveu princípios teóricos para o que ele denominou de Tectologia. Foi um achado importante.

Por outro lado, tenho percebido que muitos estudiosos e profissionais/cientistas sociais da área de negócios e de economia tem nas entrelinhas de seus artigos se utilizado de expressões como: "turbulências", "perturbações e abalos econômicos", "crises e choques sociais e econômicos" e tantas outras, sem, contudo, se interessarem pelos valores transdisciplinares e por uma visão holística da ciência e mostrar que o Conhecimento é um conjunto holográfico cujos fragmentos têm uma representação do todo como nas partes de um holograma.

Assim, convido aos colegas administradores e cientistas sociais, bem como nossos estudantes para, a partir de agora compartilharem comigo algumas discussões sobre Administração Estratégica Tectônica como mais um produto SHENG que colocamos à disposição das organizações. Para mim a teoria por si só não tem qualquer importância se não puder ser convertida em teoria útil para a prática dos negócios. Idéia boa tem que ser também idéia útil ou então ficará perdida nos labirintos do cérebro do seu criador.

Pão, Paz e Liberdade
Por uma sociedade cooperativa e mais educada
Antes de imprimir pense no Meio Ambiente e nos Custos
Visite os Blogs:
http://aeqi.wordpress.com
http://pt.netlog.com/jovinomoreiradasilva
http://jovinodash.blogspot.com
http://blogs.universia.com/dialogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário